quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Campanha conscientiza sobre uso correto das vagas especiais de estacionamento

Reprodução NETV / TV GLOBO
Nas áreas de estacionamento reservadas à Zona Azul, no Centro do Recife, as primeiras vagas sempre são destinadas aos idosos ou às pessoas com deficiência física. Os locais estão sinalizados. Para estacionar, é preciso ter um cartão fornecido pela Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), além da cartela de Zona Azul.

As mesmas regras valem para os shoppings também. Neles, quase sempre as vagas reservadas aos idosos e aos deficientes físicos estão bem sinalizadas. Mesmo assim, muitos motoristas insistem em estacionar errado.

As pinturas no chão ou mesmo as placas não têm sido suficientes para impedir os abusos. A equipe de reportagem do NETV flagrou um carro-forte parado numa vaga destinada a pessoas com deficiência assim como duas motos ocupando uma vaga reservada para idosos.

Quem, de fato, precisa das vagas, reclama da indiferença de quem não respeitou o direito do outro. “Há muita falta de respeito dos próprios motoristas. A gente chega e não encontra a vaga porque está ocupado por uma pessoa que não tem certa idade”, conta o aposentado Valdemar Barbosa.

A bibliotecária Ana Cristina Pessoa também concorda com ele. “É uma falta de respeito. Se eu não estivesse com a minha mãe, jamais eu pararia”, diz, referindo-se à mãe, que usa cadeira de rodas.

O presidente da Associação dos Lojistas dos Shoppings, Ricardo Galdino, concorda que a fiscalização deve ser reforçada e acha que os infratores precisam mesmo ser multados. “Infelizmente, o brasileiro tem essa falha. Ele só obedece quando existe uma penalidade e, de fato, vai ter que ser aplicada”, afirma.

A presidente da CTTU, Maria de Pompéia, diz que a fiscalização nas vagas para idosos e deficientes físicos será intensificada no Centro e também nos shoppings. “Tivemos hoje [quarta-feira 20] pela manhã o lançamento da campanha de conscientização do uso devido da vaga especial nos shoppings do Recife e vamos trabalhar isso até o dia 1º de outubro. A partir do dia 1º de outubro, a fiscalização vai acontecer, com possibilidade de multa e até de reboque”, afirma.

A multa para quem estaciona de forma irregular nas vagas especiais é R$ 53,20 e o motorista leva três pontos na carteira de habilitação.


Atenciosamente,

Equipe CEDI-PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário