quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Lei Geral da Copa mantém Meia-entrada para Idosos em 2014

Imagem da Internet

Contra a vontade da Fifa, a Lei Geral da Copa, que a presidente assinou na sexta-feira passada e envia nesta segunda-feira (19/9) ao Congresso Nacional, vai manter o direito de os idosos pagarem meia-entrada nos estádios do Mundial de 2014. A meia-entrada para estudantes e a permissão ou não para vender bebidas alcoólicas nos estádios seguirão as leis estaduais - para haver modificações, a Fifa terá de negociar com os governadores.

Apesar de a Fifa dizer que não pode esperar pela aprovação da Lei Geral até o final do ano e exigir que as regras estejam definidas até o início do outubro, a assessoria da Casa Civil disse neste domingo à Agência Estado que a pressa da entidade "não tem razão de ser". Para o governo, "a maioria dos dispositivos da Lei Geral da Copa se aplica a momentos próximos dos jogos. Se o Congresso aprovar a lei até o final do ano, não estaremos devendo nada para a realização do evento", avaliou a Casa Civil.

O governo também vai, por meio de um dispositivo na Lei Geral da Copa, tentar evitar que a Fifa tenha carta branca sobre os orçamentos. O governo diz que não aceitará "exigências de última hora, gastos exorbitantes. Respeitamos a Fifa, mas não nos subordinamos às suas ameaças", disse a Casa Civil por meio da assessoria.
A regra é que a Lei Geral da Copa se subordine completamente à Constituição e respeite os Estatutos do Idoso e do Torcedor e o Código de Defesa do Consumidor. No caso dos idosos, por exemplo, o texto da lei assegura a meia-entrada para quem tem mais de 60 anos seguindo o artigo 23 do estatuto.

O projeto de lei não trata da meia-entrada para estudantes porque não existe lei federal que disponha sobre o assunto. Pela mesma razão, o Planalto também desistiu de incluir artigo que proíbe a venda de bebidas alcoólicas nos estádios. No caso de Pernambuco, por exemplo, a proibição existe por imposição de lei estadual. Qualquer alteração terá de ser feita pela cidade-sede ou Estado da Copa, em entendimento com a Fifa.

"As leis estadual e municipal de meia entrada nos estádios para estudantes continua em vigor", afirmou Wladimir Camargo, consultor jurídico do Ministério dos Esportes, justificando por que a Lei Geral da Copa não incluiu esse direito - ao contrário da garantia de meia entrada para o idoso, que é uma lei federal. "O espírito foi preservar o direito à meia entrada", disse Camargo. "Esperamos que a regra seja mantida sem disputas judiciais", completou.

Pela legislação encaminhada ao Congresso, funcionários e consultores estrangeiros da Fifa terão de cumprir o Código Civil vigente e estão obrigados a pagar caução se forem deixar o País, mas estiverem respondendo processos aqui dentro.
O texto também diz que não haverá condenação imediata da União em casos de violência terrorista ou atos de guerra. A Fifa será indenizada em caso de "incidentes de segurança", mas resguardado "o direito de regresso" da União na busca de punir e processar os verdadeiros responsáveis por aqueles ilícitos.


Atenciosamente,

Equipe CEDI-PE

Gravatá realiza ações para os Idosos da Cidade

A partir desta terça-feira (20) várias atividades voltadas para os idosos serão realizadas no município de Gravatá, no Agreste de Pernambuco.  As ações, que são gratuitas e seguem até o dia 07 de outubro, acontecem em todas as unidades de saúde do município.

Serão oferecidos serviços como aferição de pressão, palestras educativas, atividades físicas, eletrocardiogramas e apresentações são algumas das ações oferecidas.  Tanto as atividades como as ações começam sempre às 8h.

Confira os nomes dos postos onde acontecerão as ações:

• Nielson Lucivânio e Ana Caminha I e II – dia 23/09

• Lagoa do Fernando – 28/ 09

• Urucu, Aldeir Menezes, Auta Soares – dia 04/10

• Santa Helena, Avencas, Patrícia Nely – dia 05/10

• Jucá – dia 06/10

• NSG – 07/10

MAIORES INFORMAÇÕES ACESSE: Prefeitura de Graváta/PE


Atenciosamente,

Equipe CEDI-PE

Campanha conscientiza sobre uso correto das vagas especiais de estacionamento

Reprodução NETV / TV GLOBO
Nas áreas de estacionamento reservadas à Zona Azul, no Centro do Recife, as primeiras vagas sempre são destinadas aos idosos ou às pessoas com deficiência física. Os locais estão sinalizados. Para estacionar, é preciso ter um cartão fornecido pela Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), além da cartela de Zona Azul.

As mesmas regras valem para os shoppings também. Neles, quase sempre as vagas reservadas aos idosos e aos deficientes físicos estão bem sinalizadas. Mesmo assim, muitos motoristas insistem em estacionar errado.

As pinturas no chão ou mesmo as placas não têm sido suficientes para impedir os abusos. A equipe de reportagem do NETV flagrou um carro-forte parado numa vaga destinada a pessoas com deficiência assim como duas motos ocupando uma vaga reservada para idosos.

Quem, de fato, precisa das vagas, reclama da indiferença de quem não respeitou o direito do outro. “Há muita falta de respeito dos próprios motoristas. A gente chega e não encontra a vaga porque está ocupado por uma pessoa que não tem certa idade”, conta o aposentado Valdemar Barbosa.

A bibliotecária Ana Cristina Pessoa também concorda com ele. “É uma falta de respeito. Se eu não estivesse com a minha mãe, jamais eu pararia”, diz, referindo-se à mãe, que usa cadeira de rodas.

O presidente da Associação dos Lojistas dos Shoppings, Ricardo Galdino, concorda que a fiscalização deve ser reforçada e acha que os infratores precisam mesmo ser multados. “Infelizmente, o brasileiro tem essa falha. Ele só obedece quando existe uma penalidade e, de fato, vai ter que ser aplicada”, afirma.

A presidente da CTTU, Maria de Pompéia, diz que a fiscalização nas vagas para idosos e deficientes físicos será intensificada no Centro e também nos shoppings. “Tivemos hoje [quarta-feira 20] pela manhã o lançamento da campanha de conscientização do uso devido da vaga especial nos shoppings do Recife e vamos trabalhar isso até o dia 1º de outubro. A partir do dia 1º de outubro, a fiscalização vai acontecer, com possibilidade de multa e até de reboque”, afirma.

A multa para quem estaciona de forma irregular nas vagas especiais é R$ 53,20 e o motorista leva três pontos na carteira de habilitação.


Atenciosamente,

Equipe CEDI-PE

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Presidente do CEDI-PE participa do VII Congresso Brasileiro de Alzheimer em Belém - Pára

 Congresso Brasileiro da Doença de Alzheimer é a atividade científica da ABRAz cujos principais temas são o cuidado, a educação e conscientização, a pesquisa científica e as abordagens de tratamento. Tem como objetivo promover a divulgação dos cuidados, na Doença de Alzheimer e de outras demências, através do intercâmbio entre profissionais, familiares, cuidadores, instituições públicas e privadas que atuam nas áreas de cuidados às pessoas com a doença. É o primeiro evento no Brasil a permitir a participação, em programação especial, de familiares/cuidadores.

Realizado no período de 24 a 27 de Agosto de 2011, que teve além de Convidados Nacionais, como a Presidente do CEDI-PE, Niedja Guimarães e a Ministra de Direitos Humanos, Maria do Rosario, além de Convidados Internacionais.

Veja algumas fotos do  evento:

Foto: Ministra de Direitos Humanos, Maria do Rosario e a Presidente do CEDI-PE Niedja Guimarães

 
Foto: Participantes na entrada do local do envento.
 
 SAIBA MAIS SOBRE O ALZHEIMER

O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa que se manisfesta por uma perda acentuada e progressiva da memória e de outras capacidades mentais, a medida que as células nervosas (neurônios) morrem e diferentes áreas do cérebro se atrofiam. Por este motivo, se tornou um dos principais objetos de estudo da medicina moderna.

O primeiro e mais comum sinal entre os portadores da síndrome é a perda de memória, que muitas vezes são confundidas com problemas da idade. Com o passar da doença outras áreas são afetadas, como aprendizagem e coordenação motora, confusão mental, irritabilidade, agressividade, alterações de humor e falhas na linguagem.

Em um estado mais avançado, o paciente começa a se afastar da realidade. Mas é importante ressaltar que cada portador da síndrome sofre de forma diferente e única, por isso, a doença de Alzheimer pode se manter não diagnosticada durante anos.


 
MAIORES INFORMAÇÕES

SITE DO EVENTO: VII Congresso Brasileiro de Alzheimer

A Abraz é uma instituição sem fins lucrativos, e todos os seus integrantes realizam um trabalho voluntário. Para fazer parte ou doações ligue: 0800 55 1906.


Novas metas são compromissos do Estado - FOLHA DE PE


De fato, o Governo do Estado vem mostrando eficácia no que diz respeito à preocupação com os abrigos onde boa parte dos idosos se encontra. Contudo, ainda existe muito a ser feito. E a pretensão é evoluir no trato da qualidade das condições destes lugares, bem como ampliar o número de instituições existentes, a fim de que estes cidadãos, quando tiverem idade mais avançada, possam sentir-se seguros de procurar um “cantinho” para continuar a vida.

“Temos recebido muita gente que denuncia casos de agressão. São vizinhos que ligam, ou parentes mais distantes que querem prestar queixa. Muitos velhinhos que estão ‘perambulando’ nas ruas, sem destino, também são alvos de ligações. Todos estamos preocupados com esse fato. Então, nossa meta (do Governo) é fazer um levantamento nos abrigos para sabermos quantos idosos estão nestes locais e avaliar as condições das instituições”, revelou a Presidente do Conselho Estadual do Idoso (Cedi-PE), Niedja Guimarães.

Ainda de acordo com a gestora, na última pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em 2008, havia 93 abrigos no Estado. Um número que dá margem à superlotação. “Recife, depois do Rio de Janeiro e de Porto Alegre, é a cidade com mais idosos do Brasil. Então, precisamos de mais locais para abrigar esses velhinhos, que estão em uma idade mais vulnerável. Portanto, muitos ficam propensos a mais casos de maus tratos. A gente sabe que existem casos desse tipo, até entre os próprios idosos”, destaca Niedja.

Outro grupo que se enquadra no posto de agressor, muitas vezes, é o de cuidador. Preocupado com o tema, o Estado criou o Centro Integrado de Atenção e Prevenção à Pessoa Idosa (Ciapi). “Lá, atendemos os idosos e também capacitamos os cuidadores. Organizamos palestras, debates. A discussão de políticas públicas levanta a autoestima deles (idosos). Afinal de contas, é importante que eles estejam inseridos nos assuntos que dizem respeito a eles mesmos”, pontuou.

Outra medida também explicitada por Niedja diz respeito à legalização da profissão de cuidador. Ela justifica, alegando que, à medida que a prática torna-se institucionalizada, o compromisso aumenta e os funcionários têm como cobrar melhores condições. Ainda com relação ao mercado de trabalho, existem propostas para capacitação dos idosos.

“Queremos inseri-los no meio profissional, mesmo que eles já estejam aposentados ou não. Hoje, já temos um índice grande de pessoas com mais idade e que trabalham. São produtivos, querem continuar, às vezes, na profissão que sempre seguiram. Então, estamos trabalhando para aumentar esse índice”, completou.





 
Atenciosamente,
Equipe CEDI-PE

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

CEDI-PE promove nesta Sexta (12) e Sábado (13) 3ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa


PROGRAMAÇÃO:

DIA 12 DE AGOSTO

08:00 – Credenciamento

09:30 – Plenária de aprovação do Regimento Interno da III Conferência
Coordenação : Charles Kleber da Silva,Sociólogo Conselheiro de Educação de Olinda.

10:30 – Solenidade de abertura

11:30 – Palestra Magna: Dr. Vilson Augusto de Oliveira - Vice Presidente do Conselho Nacional dos Direitos do Idoso-CNDI
Coordenação : Dra. Niedja Guimarães –Presidente do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso .

12:30 – Almoço

14:00 – Mesa redonda dos quatro eixos da Conferência:
Coordenação : Edusa César de Menezes Pereira Conselheira Estadual.


Eixo I - Envelhecimento e Políticas de Estado: pactuar caminhos intersetoriais.
Expositor – Dr. Marco Aurélio Farias da Silva. Promotor de Justiça do Centro de Apoio Operacional as Promotoria de Cidadania.

Eixo II - Pessoa idosa: protagonista da conquista e efetivação dos seus direitos
Expositora: Dra. Sálvea de Oliveira Campelo e Paiva
Coordenadora do Núcleo de Articulação e Atenção Integral à Saúde e Cidadania da Pessoa Idosa do Hospital Osvaldo Cruz.

Eixo III - Fortalecimento e integração dos Conselhos: existir, participar, estar ao alcance, comprometer-se com a defesa dos direitos dos idosos;
Expositora: Dra. Karina Antunes. Assistente Social com Especializaçãolaizaçõa de gerontologoia e saúde Pública

Eixo IV - Diretrizes Orçamentárias, Plano Integrado e Orçamento Público da União, Estados, Distrito Federal e Municípios: conhecer para exigir; eigir para incleuir; fiscalizar.)
Expositora: Dra. Ana Rossini. Especialista em Gerenciamento de Cidades e Gestão de Políticas Públicas de segurança Pública

DIA 13 DE AGOSTO

08:00 às 12:00 – Trabalhos em grupos

12:00 – Almoço

14:00 – Plenária de aprovação das deliberações da III Conferência Estadual


Apresentação dos GTs - Coordenação – Paula Regina Rodrigues Machado

16:00 – Eleição de delegados para a III Conferência Nacional da Pessoa Idosa
Comissão Eleitoral: Conselheiros do CEDI e assessoramento de Dra. Irene Cardoso – Promotora de Justiça

18:00 – Encerramento da Conferência


Atenciosamente,

EQUIPE CEDI-PE

quarta-feira, 13 de julho de 2011

III Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa de Olinda será nos dias 13 e 14 de julho


Nos dias 13 e 14 de julho, a Prefeitura Municipal de Olinda e o Conselho Municipal do Idoso de Olinda (COMDIO) realizarão a III CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE DEFESA DOS DIREITOS DA PESSOA IDOSA no Centro Social Urbano Misael Montenegro. Nesta quarta-feira (13), o evento terá início às 13h e término às 18h. Já amanhã, quinta-feira (14), ocorrerá mais cedo, das 8h às 17h. O tema da Conferência será: ”O compromisso de todos por um envelhecimento digno no município de Olinda”.
O encontro realizado a cada dois anos tem como objetivos principais: Sensibilizar a população para a temática do envelhecimento entre os olindenses; Fortalecer o compromisso dos diversos setores da sociedade civil e do poder público para o a garantia de atendimento e dos direitos da pessoa idosa; E por fim, discutir políticas públicas em defesa da pessoa idosa.
  
MAIORES INFORMAÇÕES

O Centro Misael Montegro, que sediará a Conferência, fica localizado na Rua Catarina Batista de Alencar, nº 791, Casa Caiada – Olinda. A conferência será aberta ao público, preferencialmente à terceira idade, porém só os representantes na sociedade civil e governamental, eleitos como “delegados”, poderão votar nas propostas apresentadas, e com isso eleger as metas e os objetivos da política pública voltada às pessoas idosas do Município de Olinda para o próximo biênio.

O Conselho Municipal do Idoso de Olinda (COMDIO) fica localizado na Rua Maria Ramos, nº529, Bairro Novo - Olinda. Fone: 3305-1071. O horário de funcionamento é das 8h às 13h.


Atenciosamente,


Equipe CEDI-PE

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Cidade de Floresta promove 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa


A Prefeitura Municipal de Floresta através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho, Conselho Municipal e Estadual dos Direitos do Idoso, realizaram de forma inédita a I Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa no último dia 30/06/2011, das 08:00 às 17:00h., na Câmara Municipal de Vereadores, com tema central: “O Compromisso de Todos por um envelhecimento digno”. 

O evento teve a seguinte programação

  • Cerimonial de abertura, 
  • Composição de mesa;
  • Apresentação cultural com o grupo de idosos do Projeto Municipal Viver Melhor. 

Em seguida foi apresentada a palestrante, a Sra. Paula Regina Machado, Assistente Social e Coordenadora do Centro Integrado de Atenção e Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa, a qual de forma objetiva e dinâmica discutiu assuntos importantes com os demais participantes, enfatizando a necessidade do compromisso de todos para o envelhecimento digno da pessoa idosa, ressaltando que a sociedade de hoje não pode esquecer o papel que esses idosos representaram na sua vida. De forma geral foram vistos direitos, consolidando-se como importante instrumento jurídico, cabendo à família, à sociedade e ao Estado o dever de garantir a sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade, bem-estar e o direito à vida. Após o debate foram formados grupos e direcionados as salas temáticas conforme os eixos apresentados, para discutir, avaliar as políticas sociais voltadas para o atendimento ao idoso e elaborar propostas condizentes ao segmento supracitado.

A conferência foi finalizada com as discussões organizadas dos eixos, onde foram aprovadas diretrizes que serão encaminhadas para a Conferência Estadual dos Direitos do Idoso. Posteriormente houve a eleição dos delegados para a Conferência Estadual, todos eleitos por unanimidade pelos segmentos representados.
Promover o bem-estar dos idosos é mais que uma tarefa nossa como conselho, é o reconhecimento de toda a sociedade àqueles que contribuíram e ainda contribuem para a construção deste País. 

Atenciosamente,

EQUIPE CEDI-PE

terça-feira, 5 de julho de 2011

Campanha nos ônibus estimula a gentileza com idosos


Foto: Reprodução/TV Globo
Apesar de a gentileza fazer toda a diferença, ainda há pessoas que não cedem o seu lugar para um idoso, uma mulher grávida ou uma pessoa com deficiência dentro dos ônibus. Por isso, o Grande Recife Consórcio de Transporte lançou uma campanha para estimular a população a adotar a atitude cidadã de ser gentil com o próximo dentro dos transportes coletivos.
O objetivo da campanha é diminuir as reclamações sobre o assunto que o Grande Recife Consórcio de Transporte recebe pelo telefone, pela internet e nas reuniões que realiza nas comunidades.
“Nós estamos, desde o ano passado, trabalhando com a população essa questão da gentileza. A gente pede a população que colabore do mesmo jeito que colabora na fila do banco ou na fila do supermercado. Ou seja, que no ônibus também tenha essa atitude cidadã, que é de respeitar os assentos”, afirma a gerente de relacionamento do Grande Recife Consórcio de Transporte, Fernanda Gouvea. 
Segundo ela, os motoristas dos ônibus também são alvo da campanha. “Sistematicamente também é feito um trabalho com as empresas operadoras. No ano passado, o Grande Recife desenvolveu um treinamento aos motoristas. Foi feito um trabalho de preparação das empresas para elas fazerem essa capacitação. Nós também nos reunimos sempre com essas empresas para tratar todas as questões de acessibilidade, é um trabalho permanente”
Fernanda Gouvea explica que as pessoas que usam o transporte coletivo têm fácil acesso ao cartaz da campanha. “O cartaz foi afixado na parte dianteira, onde estão os assentos reservados, e na parte traseira também para que as pessoas possam participar e lembrar a importância de a gente ter essa atitude no nosso dia a dia. O cartaz também está em abrigos e nos outbus. São peças que a gente utiliza para chamar a atenção da população”, diz. Quando a parte da frente do ônibus estiver com todos os assentos ocupados, as pessoas que têm direito a assento reservado podem solicitar ao motorista para entrar pela porta traseira do transporte coletivo.
  
SERVIÇO

O telefone do Grande Recife Consórcio de Transporte para dúvidas, sugestões ou reclamações é 0800.081.0158. A ligação é gratuita.




Atenciosamente,
Equipe CEDI-PE

quarta-feira, 15 de junho de 2011

CEDI-PE promove nesta quarta-feira (15) evento para lembrar o DIA MUNDIAL DE COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA


Em celebração ao Dia Mundial de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa, O Conselho Estadual dos Direitos do Idoso – CEDI-PE realizará um evento especial às 15h desta quarta-feira (15), no Terminal Integrado de Passageiros da PE-15, em Olinda-PE. O objetivo será promover a conscientização da sociedade como um todo da responsabilidade social que devemos ter com os idosos, respeitando os seus direitos e tratando os mesmos como nossos pais, tios e avós, com amor, fraternidade e acima de tudo consideração. Deve-se entender que à pessoa idosa é sinônimo de experiências, batalhas e conquistas, em fim, um referencial de vida.

ORIGEM

O Dia Mundial de Combate à Violência Contra Pessoa Idosa, celebrado em 15 de junho, foi instituído pela Organização das Nações Unidas, com o objetivo de criar uma consciência mundial, social e política acerca da existência da violência contra a pessoa idosa e da busca de sua erradicação.  Segundo dados do IBGE, 10% de toda a população brasileira é idosa, o que corresponde, há aproximadamente, 20 milhões de pessoas com 60 anos ou mais. Todos os anos a data é marcada por eventos no mundo todo, a fim de mobilizar e sensibilizar a sociedade.

SERVIÇO

Disque-Idoso - Monitorado pelo Ministério Público do Estado de Pernambuco – MPPE, recebe denúncias de maus tratos e desrespeito à pessoa idosa. Localizado na Av. Visconde Suassuna, 99 - Santo Amaro – Recife-PE. Telefones: 0800-281-2280 - Ligações somente de telefones fixo dentro do Estado de Pernambuco ou (81) 318-27417. Atendimento de segunda à quinta-feira das 8h às 17h30min.

CEDI - PE - Av. Norte Miguel Arraes, 2944 - Rosarinho - Recife - PE
Telefone: (081) 3243-5296. Atendimento de segunda à sexta-feira  das 7h às 13h.

Atenciosamente,

Equipe CEDI-PE

terça-feira, 14 de junho de 2011

Governo libera Idosos e Adolescentes para doarem sangue

EXEMPLO: Ministro da Saúde, Alexandre Padilha doou sangue na manhã desta terça-feira (14)
Foto:
RUBEN SILVA / ASCOM / MS

Está publicada, no Diário Oficial da União desta terça-feira (14), a Portaria 1.353, que estabelece o novo Regulamento Técnico de Procedimentos Hemoterápicos, com novos critérios para a doação de sangue no Brasil. A nova legislação estabelece diretrizes voltadas ao aumento da segurança para quem doa e recebe sangue no país e inova ao ampliar a faixa etária para candidatos à doação. Com as medidas, a previsão do Ministério da Saúde é que aproximadamente 14 milhões de brasileiros sejam incentivados a serem doadores em potencial. Faixa atinge jovens entre 16 e 17 anos (mediante autorização dos pais ou responsáveis) e ampliação para idosos com até 68 anos (veja abaixo).

“Esta portaria é um salto importante. Ela reforça as medidas de proteção a quem vai doar, que será bem tratado e acolhido, e estabelece um programa de controle de qualidade dentro dos hemocentros. Com as novas regras, estamos ampliando a proteção a quem vai receber o sangue, tendo regras nacionais claras sobre a captação de doações”, destacou o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

A Portaria 1.353 determina, ainda, que a orientação sexual (heterossexualidade, bissexualidade, homossexualidade) não deve ser usada como critério para a seleção de doadores de sangue, por não constituir risco em si própria. Ou seja, não deverá haver, no processo de triagem e coleta de sangue, manifestação de preconceito e discriminação por orientação sexual e identidade de gênero, hábitos de vida, atividade profissional, condição socioeconômica, raça, cor e etnia. Os avanços estabelecidos no novo Regulamento Técnico de Procedimentos Hemoterápicos são resultados de consulta pública iniciada, pelo Ministério da Saúde, em 2010. A consulta recebeu 500 contribuições de especialistas do setor e da sociedade civil. 

Padilha destacou a melhor definição de papéis entre os atores envolvidos na captação do sangue como outro avanço introduzido pela portaria. “A Anvisa vai continuar tendo o papel de fiscalização e de proteção, mas atuando de modo integrado a uma política nacional de sangue e hemoderivados que vai além”, acrescentou.

FAIXA ETÁRIA – A partir desta nova legislação, jovens entre 16 e 17 anos (mediante autorização dos pais ou responsáveis) e idosos com até 68 anos também poderão doar sangue no Brasil. Pela norma anterior, a doação era autorizada para pessoas com idade entre 18 e 65 anos de idade.
Com a ampliação da faixa etária para doação, a expectativa do governo federal é ampliar o volume de sangue coletado no Brasil que, atualmente, chega a 3,5 milhões de bolsas por ano. Esta quantidade é considerada suficiente; porém, o esforço do Ministério da Saúde é atingir os padrões recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS): cerca de 5,7 milhões de bolsas de sangue por ano. Para o próximo ano, a meta é que o país registre, anualmente, quatro milhões de bolsas. A ampliação da faixa etária para doação de sangue é baseada em evidências científicas, comprovadas por estudos internacionais. Nos Estados Unidos, por exemplo, a Associação Americana de Sangue (ABB) já havia aprovado que jovens com idade entre 16 e 17 anos e também idosos com mais de 65 anos pudessem doar. Estas novas diretrizes relacionadas à idade dos doadores também já vigoram em países europeus.

“A decisão de ampliar a faixa etária está, ainda, afinada à tendência de crescimento da expectativa de vida da população brasileira”, acrescenta Guilherme Genovez - Coordenador de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde.

HUMANIZAÇÃO – A Portaria 1.353 estabelece medidas voltadas à humanização nos serviços de hemoterapia a partir da capacitação de profissionais da Rede Brasileira de Hemocentros (Hemorrede). “O objetivo é melhorar a atenção e o acolhimento dos candidatos à doação”, explica o coordenador de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde, Guilherme Genovez. Desde 2004, o Ministério da Saúde é responsável por normatizar e coordenar a política de sangue, componentes e hemoderivados no país. A Portaria 1.353 aprimora e substitui a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 153/04, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), responsável pela regulação sanitária dos serviços de hemoterapia.

QUEM PODE DOAR SANGUE? 

Candidatos com:  

- Aspecto saudável e declaração de bem-estar geral;

- Idade entre 18 anos completos e 67 anos, 11 meses e 29 dias; 

- Podem ser aceitos candidatos à doação de sangue com idade de 16 e 17 anos, com o consentimento formal do responsável legal. E, em caso de necessidades tecnicamente justificáveis, o candidato cuja idade seja inferior a 16 anos ou superior a 68 anos somente poderá ser aceito após análise pelo médico do serviço de hemoterapia; 

- Peso mínimo de 50 kg; 

- Candidatos com peso abaixo de 50 Kg podem ser aceitos após avaliação médica e desde que respeitados critérios específicos estabelecimentos na Portaria 1.353/11.

SERVIÇO

HEMOPE RECIFE - Criada em 25 de novembro de 1977, a Fundação HEMOPE é uma organização de caráter científico, educacional e assistencial, vinculada à Secretaria Estadual de Saúde (SES). Atuando nas áreas de Hematologia, Hemoterapia, produção de hemoderivados, ensino e pesquisa, o HEMOPE busca atender as necessidades de saúde da população em transfusão sanguínea, no diagnóstico e nos tratamentos das doenças de sangue, além da produção de derivados do plasma.
ENDEREÇO: Rua Joaquim Nabuco, 171 – Graças – Recife-PE. Disque Doação de Sangue: 0800-811-535. Atendimento de segunda à quinta-feira das 8h às 17h30min.

UNIDADES NO INTERIOR DO ESTADO

III REGIÃO DE SAÚDE – HEMOCENTRO REGIONAL PALMARES
Endereço: Rua Coronel Pedro Paranhos, 270 – Centro – Palmares/PE
CEP: 55.540-000
Telefone/Fax: (81) 3182.1172
Horário: 8h às 12h.

IV REGIÃO DE SAÚDE – HEMOCENTRO REGIONAL CARUARU
Endereço: Avenida Oswaldo Cruz, S/N – Maurício de Nassau – Caruaru/PE
CEP: 55.012-040
Telefone/Fax: (81) 3719.9565
Horário: 7h30 às 12h e 13h30 às 17h

V REGIÃO DE SAÚDE – HEMOCENTRO REGIONAL GARANHUNS
Endereço: Rua Gonçalves Maia, S/N – Heliópolis – Garanhuns/PE
CEP: 55.296-270
Telefone/Fax: (87) 3761.8520
Horário: 13h30 às 17h30

VI REGIÃO DE SAÚDE – NÚCLEO DE HEMOTERAPIA REGIONAL ARCOVERDE
Endereço: Avenida Joaquim Nabuco, S/N – São Cristóvão – Arcoverde/PE
CEP: 56.500-000
Telefone/Fax: (87) 3821.8550
Horário: 9h30 às 12h

VII REGIÃO DE SAÚDE – NÚCLEO DE HEMOTERAPIA REGIONAL SALGUEIRO
Endereço: Rua Joaquim Gondim, 65 – Santo Antônio – Salgueiro/PE
CEP: 56.000-000
Telefone/Fax: (87) 3871.8569
Horário: 8h às 11h30.

VIII REGIÃO DE SAÚDE – HEMOCENTRO REGIONAL PETROLINA
Endereço: Rua Pacífico da Luz, S/N – Centro – Petrolina/PE
CEP: 56.304-010
Telefone/Fax: (87) 3866.6601
Horário: 07h30 às 12h

IX REGIÃO DE SAÚDE – HEMOCENTRO REGIONAL OURICURI
Endereço: Rua Ulisses Guimarães, S/N – Centro – Ouricuri/PE
CEP: 56.200-000
Telefone/Fax: (87) 3874.4890
Horário: 9h às 11h30.

X REGIÃO DE SAÚDE – HEMOCENTRO REGIONAL SERRA TALHADA
Endereço: Rua Joaquim Godoy, S/N – Centro – Serra Talhada/PE
CEP: 56.912-450
Telefone/Fax: (87) 3831.9320
Horário: 08h às 12h

Atenciosamente,
Equipe CEDI-PE

quinta-feira, 9 de junho de 2011

III Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Petrolina-PE será realizada nesta quinta e sexta-feira



Nos dias 09 e 10 de junho de 2011, a Prefeitura Municipal de Petrolina e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDI) realizarão a III Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, que tem como tema “O COMPROMISSO DE TODOS POR UM ENVELHECIMENTO DIGNO NO BRASIL”. Nesta quinta-feira (09), a Conferência terá inicio às 14h, no auditório do SEST/SENAT , e  amanhã (10) o evento acontecerá das 07h30 às 18h, no mesmo local. O evento será aberto ao público,  preferencialmente à terceira idade.

A Conferência tem como objetivo, reforçar o compromisso dos diversos setores da sociedade e do poder público com o atendimento, proteção e garantia dos direitos da pessoa idosa, indicando prioridades de atuação para os órgãos governamentais.

A Presidente do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso de Pernambuco (CEDI-PE), Niedja Guimarães, também participará do evento como representante do Conselho Estadual. A intenção será discutir com os participantes, questões relativas ao tema, reiterando à necessidade de se fortalecer a articulação não só do poder público, mas de todos os setores da atividade social, devendo essa, ser estimulada pelos órgãos governamentais através de mobilizações dentro das comunidades, campanhas e conferências como esta no Município de Petrolina-PE.

Para maiores informações, acesse: Prefeitura Municipal de Petrolina (SITE OFICIAL)
 
Atenciosamente,

Equipe CEDI-PE